A Revolução Verde: como o Blockchain pode transformar o Mercado de Créditos de Carbono
Na postagem anterior explicamos um pouco mais sobre o que são os Créditos de Carbono (CCs) e como possuem um papel importantíssimo no combate aos efeitos das "Mudanças Climáticas" e para não chegarmos ao "Ponto de Não Retorno Climático".
Não leu ainda? Se tem curiosidade ou se você não tem muita certeza se entende sobre os Créditos de Carbono, então leia através deste link.
Vamos agora ao nosso tema de hoje...
Imagine um mundo onde cada transação é transparente, segura e imutável. Parece um sonho, não é? Com o blockchain, esse sonho está se tornando realidade, especialmente quando falamos sobre CCs.
Mas como essa tecnologia pode ajudar a salvar o nosso planeta? Calma, uma coisa de cada vez...
Primeiro, o que é o Blockchain?
Para começar, vamos de cara dizer que de complicado nisso tudo só há o nome. Trata-se, portanto, de uma tecnologia de registro distribuído, que garante que todas as transações sejam gravadas de forma imutável em uma cadeia de blocos. Isso mesmo: uma vez que o registro é feito ele não pode ser modificado ou apagado.
Pense como um livro de registro digital que ninguém pode alterar. Isso traz uma camada incrível de segurança e transparência, pois todos os dados são públicos e imutáveis.
É seguro, transparente e revolucionário.
Blockchain + Créditos de Carbono
Unindo o blockchain com Créditos de Carbono, cria-se um sistema onde você pode ver exatamente onde e como cada Crédito foi utilizado. É como um selo de confiança que garante que cada centavo investido está realmente ajudando o meio ambiente.
Essa “magia” da união da tecnologia blockchain e os CCs está transformando gradualmente o cenário do mercado de carbono (para melhor!) da seguinte forma:
- Transparência e Rastreabilidade Total: cada crédito de carbono é registrado em um ledger público e imutável. Isso significa que todos os envolvidos podem ver, entre outras coisas, o Projeto de origem de cada crédito (atividade, local, ano de emissão e etc.) e onde e quando foi usado (aposentado), eliminando fraudes e o risco da dupla contabilização desses créditos.
- Facilidade de Transação: com o blockchain, comprar e vender créditos de carbono se torna tão fácil quanto enviar uma mensagem de texto. É rápido, eficiente e reduz a burocracia.
- Segurança à Prova de Falhas: por conta da natureza descentralizada do blockchain, a segurança é muito mais robusta. Não há um ponto único de falha, tornando quase impossível que os dados sejam comprometidos.
- “Tokenização” e Fragmentação dos CCs: a “tokenização” é a representação digital de ativos no blockchain, ou seja, quando um elemento do mundo real (ou uma unidade de valor) é representada e construída sobre uma blockchain. Já a fragmentação se dá quando os Créditos de Carbono “tokenizados” são fracionados em unidades menores que 1 tCO₂e, tornando-os mais acessíveis.
Os Projetos da zello ambiente para nossos clientes emitirão Créditos de Carbono através de tokens digitais, fragmentados na proporção de 1 : 1000, ou seja, como 1 CC = 1 tCO₂e então:
1 token* = 1 kgCO₂e
1 CC = 1000 tokens
*O token acima mencionado é o token específico dos Projetos da zello ambiente com seus clientes, pois existem outros tokens de Créditos de Carbono no mercado, fragmentados em proporções diferentes de 1 : 1000.
Continua...
Ainda tem mais coisas para explicar sobre "tokenização" dos CCs e sobre sua fragmentação, mas deixemos isso para uma outra postagem. Em breve.
Siga as nossas postagens aqui no blog e em nossas redes sociais para para entender mais sobre esse mundo em transformação e as notícias relacionadas ao meio ambiente e clima.
Compartilhe!
zello ambiente, conectando as pessoas e o meio ambiente. TRANSFORMANDO PELO IMPACTO 🌍💚
# # # # # #
A zello ambiente é uma cleantech que acredita que alavancar negócios que já contribuem para um planeta mais sustentável é estar trabalhando diretamente com nossos propósitos. Mais que isso: todos os nosso Projetos têm o compromisso de destinar uma parte dos recursos para projetos sociais com crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo a Educação Ambiental para essas futuras gerações.